Rádio DJC Brasil


Rádio DJC Brasil

quinta-feira, 24 de março de 2016




Tríduo Pascal

Na quinta-feira, após a Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa chamada de Corpus Christi. A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

Foram as visões de uma freira agostiniana, chamada Juliana, que historicamente deram início ao movimento de valorização da exposição do Santíssimo Sacramento. Em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, essa religiosa começa a ter visões eucarísticas, que se vão suceder por um período de quase trinta anos. Nas suas visões ela via um disco lunar com uma grande mancha negra no centro. Esta lacuna foi entendida como a ausência de uma festa que celebrasse festivamente o sacramento da Eucaristia.

Quando as ideias de Juliana chegaram ao bispo, ele acabou por acatá-las, e em 1246, na sua diocese, celebra-se pela primeira vez uma festa do Corpo de Cristo. Seja coincidência ou providência, o bispo de Juliana vem a tornar-se o Papa Urbano IV, que estende a festa de Corpus Christi para toda Igreja, no ano de 1264.

Mas a difusão desta festa litúrgica só será completa no pontificado de Clemente V, que reafirma sua significação no Concilio de Viena (1311-1313). Alguns anos depois, em 1317, o Papa João XXII confirma o costume de fazer uma procissão, pelas vias da cidade, com o Corpo Eucarístico de Jesus, costume testemunhado desde 1274 em algumas dioceses da Alemanha. O Concílio de Trento (1545-1563) vai insistir na exposição pública da Eucaristia, tornando obrigatória a procissão pelas ruas da cidade.

Santo Tomás de Aquino, o chamado doutor angélico, destacava três aspectos teológicos centrais do sacramento da Eucaristia. Primeiro, a Eucaristia faz o memorial de Jesus Cristo, que passou no meio dos homens fazendo o bem (passado). Depois, a Eucaristia celebra a unidade fundamental entre Cristo com sua Igreja e com todos os homens de boa vontade (presente). Enfim, a Eucaristia prefigura nossa união definitiva e plena com Cristo, no Reino dos Céus (futuro).

Muito mais do que uma festa litúrgica, a Solenidade de Corpus Christi assume um caráter devocional popular. O momento ápice da festa é certamente a procissão pelas ruas da cidade, momento em que os fiéis podem pedir as bênçãos de Jesus Eucarístico para suas casas e famílias. A Eucaristia, realmente, é o maior tesouro da Igreja. A Eucaristia é o coração é o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e de ação de graças oferecido uma vez por todas na cruz a seu Pai; por seu sacrifício Ele derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira. É a nossa Festa da Unidade, quando anunciamos que no deserto da vida e em nossa caminhada, o Senhor nos alimenta com o Seu Corpo e Seu Sangue!

Santo Tomás de Aquino afirmou nenhum outro sacramento é mais salutar do que a Eucaristia. Pois, nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. A Eucaristia é o memorial perene da paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança.

A celebração da Solenidade de Corpus Christi consta de uma Missa, procissão, adoração e bênção com o Santíssimo Sacramento. Esta procissão com o Santíssimo nos recorda a caminhada do povo de Deus, como um povo peregrino neste mundo. No Antigo Testamento o povo foi alimentado pelo Maná, no deserto. Hoje, é alimentado com o próprio corpo e sangue de Cristo.

A Eucaristia é grande ação de graças e envio em missão. A Santíssima Eucaristia é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos de Jesus por nós. É pela Eucaristia que tomamos parte na vida divina, nos unindo a Jesus e, por Ele, ao Pai, no amor do Espírito Santo. Essa antecipação da vida divina aqui na Terra mostra-nos claramente a vida que receberemos no Céu, quando nos for apresentado, sem véus, o banquete da eternidade.

É assim que ensina o Apóstolo Paulo: "Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de Mim. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei- o em memória de Mim"


                        Tríduo Pascal

* Dia 24 _ Quinta-Feira, Missa do Lava-Pés, às 21hs! 
(Com Exposição do Santíssimo para Adoração)

* Dia 25 _ Sexta-Feira, Celebração da Paixão, às 17hs!

* Dia 26 _ Sábado, Virgílio Pascal / Aniversário do Pe. Marcos Oliveira, às 24hs!

* Dia 27 _ Domingo, Missa da Páscoa às 5hs (Manhã)!

Confissões: Diariamente, das 15hs às 17hs!

       Sejam todos bem-Vindos ao Discipulado de Jesus Cristo!!!



Obs.: Sempre diga seu Nome e Localidade na descrição da mensagem. Para que sua mensagem ou pedido possa ser atendida.

segunda-feira, 21 de março de 2016


Semana Santa Rádio DJC Brasil


Temos a graça da fé católica, que significa fé correta e completa, resumida no Credo e totalmente enraizada na Palavra de Deus, assim como Jesus ensinou aos Apóstolos e foi transmitida de geração em geração, até chegar até nós.

Semana Santa é tempo de vigilância contra a tentação do secularismo e relativismo, duas mentalidades subjacentes ao mundo de hoje e que, quando menos esperamos, nem pensamos, e já estamos na onda.

O secularismo nos faz ter vergonha de Jesus no meio da sociedade e empurra o nosso ser cristão para dentro de casa, para o foro privado.

Na escola, no trabalho e no lazer, no dia a dia, somos tentados a esconder o que somos, a não usar uma cruz ou uma bíblia, por exemplo, a não darmos testemunho do evangelho.

Mas Jesus diz que quem se envergonha dele diante dos homens, Ele também se envergonhará destes diante do Pai Celeste.

Na tentação do relativismo, que o grande Bento XVI chama tão bem de ditadura do relativismo, não existe verdade absoluta e nem mesmo um princípio ético universal.

O que vigora é o sentimentalismo e o achismo, e não a Verdade e o Amor que libertam.

No plano religioso, o relativismo relativiza, obviamente, Jesus e a sua Igreja. Dizem que Jesus é um Deus entre outros deuses, mas no final toda religião é a mesma coisa.

Ou que tanto faz a Igreja Católica como aquela que fulano, no seu achismo, achou por bem inventar uma nova doutrina e fundar uma nova igreja, a seu bel prazer. E as seitas pululam por aí, espalhando erros e heresias pelo mundo afora.

Na verdade, não existe outro Nome pelo qual sejamos salvos a não ser o Nome de Jesus.

E no que se refere à sua Igreja, Jesus foi muito claro quando disse: "Pedro, tu és pedra - a tua fé professada corretamente é uma pedra - e sobre esta pedra eu fundarei a minha Igreja".

Aqui não cabe achismos ou invencionices, como aquela mulher dá da esquina da minha rua que parou a lanchonete e começou um novo negócio, a sua própria igreja.

O secularismo faz você ter vergonha de ser cristão. O relativismo lhe escraviza no seu achismo e não deixa você viver e caminhar na Verdade de Jesus e na Igreja que Ele fundou. 

São duas mentalidades diabólicas subjacentes no mundo de hoje porque, se você não orar e vigiar, elas lhe afastam da Verdade e do Amor, e empurram para a mentira e a morte.

Que nesta Semana Santa combatamos dentro de nós toda forca negativa do secularismo e do relativismo.

Em Jesus e Maria,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC


quarta-feira, 16 de março de 2016

Semana Santa 2016 - Igreja Católica Romana

Semana Santa, segundo a tradição da Igreja Católica Romana, começa com o Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém e é recebido com folhas de palmeira. A seguir estão as datas do calendário gregoriano para 2016 incluindo com datas especiais para o Discipulado de Jesus Cristo

Sábado dia de São José cai dia 19 de março de 2016.
Domingo de Ramos cai em 20 de março de 2016.
Segunda-feira Santa cai no dia 21 de março de 2016.
Terça-feira santa cai em 22 de março de 2016.
Quarta-feira Santa cai no dia 23 de março de 2016.
Quinta-feira Santa cai no dia 24 de março de 2016.
Sexta-feira Santa cai no dia 25 de março de 2016.
Sábado Santo cai no dia 26 de março de 2016.
Domingo de Páscoa cai em 27 de março de 2016.

Sejam todos bem-vindos ao Discipulado de Jesus Cristo!!!

terça-feira, 8 de março de 2016

A Rádio DJC Brasil faz as honras para todas as Servas de Deus.

Deus tem chamado muitas para serem mulheres virtuosas. A mulher é um dom de Deus para a humanidade

As sete virtudes de uma mulher de Deus:

1. Temor a Deus: Uma pessoa temente ao Senhor em tudo procura colocá-Lo em primeiro lugar e no centro de sua vida. “São muitas as mulheres de valor, mas tu ultrapassaste a todas! O encanto é enganador e a beleza passageira, a mulher que teme o Senhor, essa sim, merece elogios!” (Provérbios, 31, 29-30).

2. Humildade: Ser uma mulher humilde não é tão fácil quanto parece, porque não existe outra forma de alcançar essa virtude se não for por meio de humilhações. Mas, afinal, quem gosta de ser humilhado? O orgulho nos impede de viver o Evangelho de Jesus, o qual nos ensina a “lavar os pés” dos outros. Aprendi que a humildade é a única base sólida de todas as virtudes. Portanto, se ela é a base, precisamos aprender a acolher as humilhações e transformá-las em salvação. Pensar no outro em primeiro lugar, engolir a resposta que ferirá, servir sem esperar nada em troca, ou seja, ser uma discípula de Jesus.

3. Silêncio: Nós gostamos de conversar muito, mas eu me refiro a um silêncio interior capaz de ouvir a voz de Deus. Silêncio fecundo que purifica a palavra antes de ela ser pronunciada e, assim, ajuda construir o outro e não o destruir. “Ouve, ó filha, vê e inclina o ouvido (…)” (Sl 45,11). É fundamental aprender a ouvir Deus e o próximo. “Mulher sensata e silenciosa é dom do Senhor e nada é comparável à pessoa bem educada.” (Eclo 26,18).

4. Domínio de si: Aprender a dominar-se não é perder a sua personalidade, mas sim aprender a falar na hora e com as palavras certas. Agir por impulso não é uma forma sábia de viver. Quantas vezes colocamos tudo a perder por não sabermos calar? O autodomínio nasce do silêncio que nos impede de agir prontamente. A mulher virtuosa não é frágil, mas cheia de sabedoria e doçura, porque domina suas paixões.

5. Castidade: A mulher casta é aquela capaz de purificar os relacionamentos entre o homem e a mulher, não somente no casamento, mas em todas as relações. A maneira de se vestir, falar, agir e até mesmo de se relacionar exige castidade. A sensualidade deturpa por completo a pureza de uma mulher de Deus. Portanto, seja firme com você mesma e depois com seu namorado ou marido para que essa virtude seja uma marca positiva em você.

6. Ternura: Aprendi com a autora Jo Croissant que a ternura é o amor que se manifesta além das palavras, por meio de um gesto, um carinho, um olhar, uma presença amorosa. Derrete o que é duro, esquenta o que é frio, fortifica o que é fraco e cura o que está ferido. Não queira se impor com uma postura grossa de ser, não vale a pena! Afinal, como é agradável estar perto de uma mulher terna e doce!

7. Sabedoria: A sabedoria não é alcançada por esforço humano, mas uma graça de Deus. A mulher sábia é aquela que luta para viver todas as virtudes citadas acima.

Observação

Sempre diga seu Nome e Localidade na descrição da mensagem. Para que sua mensagem ou pedido possa ser atendida.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *